Bolsa 05/54267-1 - Polinização, Mata Atlântica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Fenologia de especies de floresta atlantica, nucleo picinguaba, parque estadual da serra do mar, estado de sao paulo: comparacao entre estratos e influencia de borda natural.

Processo: 05/54267-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Eliana Gressler
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Polinização   Mata Atlântica   Efeito de borda   Fenologia   Frutificação   Floração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Efeito De Borda | Fenologia | Floracao | Floresta Atlantica | Frutificacao | Polinizacao

Resumo

O objetivo geral deste estudo será avaliar a fenologia reprodutiva de espécies lenhosas em uma área de floresta atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia, São Paulo, Brasil, buscando responder as seguintes questões: 1) O padrão fenológico difere entre espécies do sub-bosque e dossel? 2) A fenologia nos estratos está relacionada aos fatores climáticos? 3) O padrão fenológico das espécies difere entre borda e interior da floresta? e 4) Para avaliar o efeito de borda, não só na perspectiva da comunidade, serão desenvolvidos estudos de caso com espécies pré-selecionadas respondendo se: a produção de flores e frutos, a freqüência de polinização e o sucesso reprodutivo difere entre a borda e o interior da floresta? As fenofases botão, antese, fruto imaturo e maduro serão acompanhadas mensalmente durante dois anos de observações (jan/2006 a dez/2007). Em uma área de floresta contígua a uma área aberta serão demarcados entre 10 e 20 transectos tanto na borda como no interior da floresta, sendo amostrados todos os indivíduos adultos lenhosos. Em cada indivíduo será feita a contagem total de flores e frutos. A correlação de Spearman será aplicada para testar a relação da fenologia com os fatores climáticos. A sazonalidade das fenofases será testada por meio da análise estatística circular, comparando os padrões sazonais entre borda e interior da floresta e entre estratos. O teste de Mann-Whitney verificará se há diferença na produção de flores e frutos na comunidade entre os estratos e borda e interior da floresta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STAGGEMEIER, VANESSA G.; DINIZ-FILHO, JOSE ALEXANDRE F.; ZIPPARRO, VALESCA B.; GRESSLER, ELIANA; DE CASTRO, EVERALDO RODRIGO; MAZINE, FIORELLA; DA COSTA, ITAYGUARA RIBEIRO; LUCAS, EVE; MORELLATO, LEONOR PATRICIA C.. Clade-specific responses regulate phenological patterns in Neotropical Myrtaceae. PERSPECTIVES IN PLANT ECOLOGY EVOLUTION AND SYSTEMATICS, v. 17, n. 6, p. 476-490, . (06/61759-0, 05/57739-1, 95/09626-0, 05/54267-1, 02/11379-6, 08/08344-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRESSLER, Eliana. Fenologia de espécies de floresta atlântica, núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, Estado de São Paulo: comparação entre estratos e influência de borda natural. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.