Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e quantificacao de organismos do dominio archaea em amostras de biofilme subgengival de individuos com periodontite agressiva e saude periodontal.

Processo: 07/56509-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marcia Pinto Alves Mayer
Beneficiário:Flávia Matarazzo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Archaea   Saúde bucal   Periodontite agressiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Archaea | Biofilme Subgengival | Gene 16S Rrna | Periodontite Agressiva | Saude Periodontal

Resumo

Organismos do domínio Archaea foram recentemente detectados em pacientes com doença periodontal crônica, mas ainda não está bem estabelecido se estes microrganismos estão presentes, e em que quantidade, no biofilme de indivíduos com periodontite agressiva e mesmo em casos de saúde periodontal. O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência, a diversidade, os níveis e proporções de microrganismos do domínio Archaea em amostras de biofilme subgengival de indivíduos com periodontite agressiva ou saúde periodontal. Serão avaliadas amostras subgengivais de 30 indivíduos portadores de periodontite agressiva generalizada (PA) e de 30 indivíduos apresentando saúde periodontal (SP). Todas as amostras de biofilme subgengival já foram coletadas de 9 sítios interproximais por indivíduo. No grupo PA os sítios foram selecionados (3 sítios por categoria) de acordo com a profundidade de sondagem (PS) inicial em rasos (OS≤3mm), intermediários (PS entre 4-6mm) e profundos (PS≥7mm). Como controle foi coletado do grupo SP amostras de biofilme subgengival de sítios com PS≤3mm sem sangramento à sondagem. Para se determinar a prevalência destes microrganismos no ambiente subgengival, o DNA de todas as amostras coletadas será extraído e será realizada a amplificação da região do gene 16S rRNA pela reação em cadeia da polimerase (PCR) utilizando iniciadores universais para o domínio Archaea. Para análise da diversidade de Archaea serão selecionadas 20 amostras positivas distribuídas conforme a prevalência destes microrganismos nos grupos de periodontite agressiva e saúde periodontal. Os amplicons 16S rRNA serão clonados em Escherichia coli e seqüenciados. A identidade será determinada por comparação das seqüências no banco de dados Genbank. A análise quantitativa de organismos do domínio Archaea será realizada por reação de PCR em tempo real, e será estimada a proporção deste domínio em relação à proporção de bactérias pela mesma técnica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATARAZZO, FLAVIA; RIBEIRO, ADRIANA COSTA; FERES, MAGDA; FAVERI, MARCELO; ALVES MAYER, MARCIA PINTO. Diversity and quantitative analysis of Archaea in aggressive periodontitis and periodontally healthy subjects. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY, v. 38, n. 7, p. 621-627, . (06/52890-6, 07/56413-0, 07/56509-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATARAZZO, Flávia. Diversidade e análise quantitativa de microrganismos do dominio Archaea em amostras de biofilme subgengival de individuos com periodontite agressiva e saúde periodontal.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.