Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico na modulação do processo inflamatório característico da aterosclerose em camundongos LDLr-/-hipercolesterolêmicos

Processo: 05/55108-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Heraldo Possolo de Souza
Beneficiário:Themis Moura Cardinot
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aterosclerose   Exercício físico

Resumo

Aterosclerose é uma doença caracterizada pela presença de placas de ateroma na parede arterial, resultado da interação de múltiplos mediadores e tipos celulares do sistema imune. A ruptura dessa placa é a causa das síndromes coronárias agudas. Entre as vias de sinalização envolvidas, destaca-se a do receptor CD40 seu ligante, CD40L, que vêm sendo estudados em nosso laboratório. Estudos epidemiológicos sugerem que o treinamento físico exerce um efeito benéfico em pacientes com doença arterial aterosclerótica, porém pouco se sabe sobre o seu mecanismo de ação. Assim, o objetivo geral desse estudo é determinar se o exercício físico altera a evolução da aterosclerose através da modulação do processo inflamatório vascular. Camundongos machos, deficientes em receptor para LDL (LDLr -/-), receberão dieta rica em gordura e colesterol, desenvolvendo hipercoesterolemia e doença vascular semelhante à humana. Esses animais serão submetidos a protocolo de treinamento físico em esteira, de início conjunto com a dieta rica em gordura (preventivo) ou após 14 semanas de dieta, já com a doença vascular instalada (terapêutico). Após 14 semanas de treinamento, durante as quais serão monitorados peso, pressão arterial e freqüência cardíaca, os animais serão sacrificados.Serão avaliados o perfil lipídico, mediadores inflamatórios circulantes, tamanho e estrutura da lesão aterosclerótica no arco aórtico (por histoquímica) e expressão de moduladores inflamatórios na parede vascular, especialmente CD40 e CD40L (por imunohistoquímica). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDINOT, Themis Moura. Efeito do treinamento físico aeróbico na prevenção e terapêutica da doença aterosclerótica em modelo experimental de aterosclerose. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.