Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização bioquímica e funcional de lectina do veneno de Bothrops atrox

Processo: 05/51895-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Suely Vilela
Beneficiário:Elaine de Paula Mendonca Franqueiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hemaglutinação   Coagulação   Lectinas

Resumo

A lectina, componente do veneno de serpentes, tem sido objeto de estudo pela capacidade de desencadear reações que afetam a hemostasia pela ativação ou inibição de plaquetas ou fatores de coagulação. A lectina de serpentes é do tipo-C, ou seja, cálcio-dependente, com duas subunidades α e β. São responsáveis por efeitos biológicos, tais como aglutinação eritrocitária "in vitro", atividade mitogênica de linfócitos, indução de edema, agregação plaquetária, liberação de cálcio no estoque interno e inibição de proliferação celular. Diante da especificidade das lectinas de se ligarem a carboidratos, cujas estruturas, importantes no reconhecimento celular, modificam as atividades de proteínas às quais servem como marcadores de diferenciação celular, têm enorme potencial para codificar informações biológicas. Este projeto tem as lectinas como alvo de estudos enfocando, principalmente, o isolamento e a caracterização bioquímica e funcional de lectina do veneno de Bothrops atrox. O isolamento será realizado pela associação de filtração molecular, cromatografia de interação hidrofóbica e HPLC. A caracterização bioquímica se dará pela determinação da massa molecular relativa, pI, e composição em aminoácidos. A caracterização funcional através das atividades coagulantes, anticoagulantes e edematogênica, ensaio de hemaglutinação e efeito sobre plaquetas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANQUEIRO, Elaine de Paula Mendonca. Isolamento e caracterização bioquímica e funcional de lectina do veneno de \'bothrops atrox\'. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.