Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativas de parâmetros genéticos das características de carcaça, medidas pela ultra-sonografia, de crescimento e reprodução em bovinos da raça Nelore

Processo: 05/58113-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Marcos Jun Iti Yokoo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Herdabilidade   Inferência bayesiana

Resumo

O presente trabalho tem objetivo estimar os parâmetros genéticos em diferentes idades para as características área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea, medida pela ultra-sonografia, características de crescimento e reprodução, assim como suas respectivas correlações genéticas. As mensurações de ultra-sonografia em tempo real, serão realizadas por meio de um aparelho ALOKA 500V, com sonda linear de 17,2 cm e 3,5 MHz, em conjunto com um sistema de captura de imagens. Será coletada imagem da Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EG) e Espessura de Gordura subcutânea na Garupa (EGP8). Aproximadamente dados de 1.000 animais, com medidas repetidas de características de carcaça, em idades variando de 12 a 16 meses (1a medida) e 17 a 21 meses (2a. medida), foram obtidas por meio da ultra-sonografia durante dois anos de coleta de dados. Adicionalmente, serão incorporadas a este conjunto de dados, medidas que serão obtidas no próximo ano. A inferência Bayesiana será utilizada para estimação dos componentes de (co)variância, considerando como características de crescimento o peso em diferentes idade e a altura do posterior, sendo consideradas como característica de reprodução a idade ao primeiro parto, a ocorrência de prenhez precoce, a probabilidade de permanência no rebanho (stayability) e a circunferência escrotal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOKOO, M. J.; LOBO, R. B.; ARAUJO, F. R. C.; BEZERRA, L. A. F.; SAINZ, R. D.; ALBUQUERQUE, L. G. Genetic associations between carcass traits measured by real-time ultrasound and scrotal circumference and growth traits in Nelore cattle. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 88, n. 1, p. 52-58, JAN 2010. Citações Web of Science: 44.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YOKOO, Marcos Jun Iti. Análise Bayesiana da área de olho do lombo e da espessura de gordura obtidas por ultrassom e suas associações com outras características de importância econômica na raça Nelore. 2009. 84 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.