Busca avançada
Ano de início
Entree

Definicoes de indices de desempenho para alocacao otima de geracao distribuida em sistemas de distribuicao de energia eletrica. eletrica.

Processo: 05/54924-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Walmir de Freitas Filho
Beneficiário:Hugo Murici Ayres
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/07567-7 - Monitoramento, análise e controle de instabilidade de tensão em sistemas elétricos de potência, AP.TEM
Assunto(s):Otimização combinatória   Geração distribuída

Resumo

A integração de Geração Distribuída em redes de distribuição pode criar problemas técnicos e de segurança. Dependendo de sua localização, pode aumentar correntes de faltas, causar oscilações de tensão, interferir em processos de controle de tensão, diminuir ou aumentar perdas, etc. É crítico que impactos técnicos da Geração Distribuída em redes de distribuição, precisam ser qualificados e quantificados para se criar um índice de desempenho que ajude engenheiros de distribuição a tomarem decisões de maneira tal que evitem degradação da qualidade de energia, e da confiabilidade e controle dos sistemas de distribuição, e que até mesmo dê forma à natureza do contrato que pode ser estabelecido entre a concessionária de energia e o proprietário da geração distribuída. Assim, nesse trabalho, olhando para as perspectivas de confiabilidade e qualidade de energia, pretende-se definir um índice de desempenho multi-objetivo para redes de distribuição trifásicas com Geração Distribuída, considerando-se várias características técnicas, e através da minimização desse índice, utilizando-se um algoritmo de otimização combinatorial, encontrar a melhor localização dos geradores tal que o desempenho do sistema seja aperfeiçoado, e investimentos para adequação da rede elétrica, devido ao crescimento da demanda de energia das cargas, possam ser adiados ou reduzidos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AYRES, Hugo Murici. Desenvolvimento de metodologias de análise de geradores distribuídos em sistemas de distribuição de energia elétrica. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.