Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo de lianas para restauração de Fragmentos Florestais Degradados (Parque Estadual de Vassununga - SP)

Processo: 05/55885-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Sônia Maria Schaefer Jordão
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fragmentos florestais

Resumo

O objetivo do projeto é verificar o efeito do manejo de superpopulações de lianas nos processos de regeneração natural e de restauração da fisionomia florestal em bordas de fragmentos florestais perturbados, de floresta estacionai semidecídua e de cerradão, com diferentes tipos de vizinhança. O experimento será instalado em fragmentos florestais do Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa-Quatro, SP e em áreas de Reserva Legal das propriedades do entorno, com o delineamento experimental de blocos casualizados, com parcelas de 100m2 e 3 repetições. Serão testados 4 tratamentos: corte de lianas da borda (C), corte de lianas da borda + revolvimento do solo (CR), corte de lianas da borda + plantio de espécies arbóreas nativas (CPN) e testemunha (T). Serão avaliados os parâmetros: densidade e composição da chuva de sementes; densidade e riqueza de espécies regenerantes e de espécies do estrato arbustivo-arbóreo; porcentagem de cobertura do dossel e área basal das espécies arbustivo-arbóreas. As espécies identificadas serão separadas em grupos ecológicos (por modos de dispersão e exigências em luminosidade). Serão realizadas 5 caracterizações dos processos da regeneração natural e da restauração da fisionomia florestal: antes e após o manejo, aos 6 meses, aos 18 meses e aos 30 meses após o manejo. As médias obtidas nos tratamento serão submetidas à análise de variância fatorial: manejo x formação florestal e manejo x vizinhança. A analise temporal dos dados será realizada de forma independente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORDÃO, Sônia Maria Schaefer. Manejo de lianas em bordas de floresta estacional semidecidual e de cerradão, Santa Rita do Passa Quatro, SP. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.