Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão de expressão gênica global do hipocampo de ratos submetidos a tratamento com inibidor da sintase neuronial do óxido nítrico por tecnologia SAGE

Processo: 05/55925-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Francisco Silveira Guimaraes
Beneficiário:Frederico Rogério Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico   Óxido nítrico   Depressão   Expressão gênica   Hipocampo

Resumo

O uso do 7-nitroindazol (7-NI), um inibidor seletivo da enzima sintase neuronial do óxido nítrico (nNOS), tem mostrado efeito antidepressivo dose-dependente, semelhante ao da imipramina, em ratos submetidos ao teste de nado forçado (FST). Entre os mecanismos propostos para explicar esse efito foram propostos a supressão da ativação dos receptores NMDA; interferência nos mecanismos antidepressivos dependentes da 5-HT; ou ainda, influência sobre a neurogênese hipocampal. Uma hipótese relacionada a esses efeitos é a de que o óxido nítrico esteja envolvido com as modificações da ativação/desativação de grupos de genes relacionado ao estresse, com reflexo sobre a neurogênese e plasticidade no córtex e hipocampo. Tais modificações também poderiam ocorrer após tratamento com drogas antidepressivas clássicas como a imipramina. Baseado nessa hipótese, o objetivo do presente estudo é analisar os efeitos da imipramina e do inibidor da enzima óxido nítrico sintase neuronial (nNOS), o 7-NI, sobre o padrão de expressão gênica global de hipocampo de ratos antes e após o evento de estresse por nado forçado por meio da analise seriada de genes expressos (SAGE). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, F. R.; OLIVEIRA, A. M.; DINARTE, A. R.; PINHEIRO, D. G.; GREENE, L. J.; SILVA, JR., W. A.; JOCA, S. R.; GUIMARAES, F. S. Changes in hippocampal gene expression by 7-nitroindazole in rats submitted to forced swimming stress. GENES BRAIN AND BEHAVIOR, v. 11, n. 3, p. 303-313, APR 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.