Busca avançada
Ano de início
Entree

Processo enzimático de obtenção de acrilatos de açúcares

Processo: 05/57068-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Telma Teixeira Franco
Beneficiário:Denise Silva de Aquino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lipase   Carboidratos   Acrilatos   Esterificação   Açúcares

Resumo

O ácido acrílico (CH2CHCOOH) é um dos mais importantes intermediários na indústria de polímeros, componentes de alta qualidade, superabsorventes, adesivos, vernizes, indústria têxtil e de couro, sendo que 4 milhões de toneladas são produzidas por ano e em contínua expansão. Convencionalmente o ácido acrílico é preparado em duas etapas reacionais oxidativas do propeno via acroleína. Esta proposta visa o desenvolvimento de processo de aplicação de ácido acrílico por bioprocesso, o qual envolve a esterificação enzimática (lipase em meio orgânico) para obtenção de acrílatos de açúcares. Este projeto da continuidade a uma outra tese de doutorado desenvolvida em nosso Laboratório por Junko Tsukamoto e está relacionado projeto aprovado pela Fapesp CaneChem 04/243. Neste ano, um primeiro artigo sobre a possibilidade de produção de ácido acrílico microbiano foi publicado pelo nosso grupo de pesquisa, sob autoria dos professores Telma, Luuk van der wielen e Adrie Strathof, demonstrando o potencial da produção de insumos químicos por via biológica. Assim, uma aplicação de ácido acrílico para produzir ésteres mais degradáveis e com redução do impacto ambiental nos parece ser um caminho convergente dentro do âmbito da química sustentável (química verde). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AQUINO, Denise Silva de. Esterificação enzimática para síntese de acrilato de sacarose. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.