Busca avançada
Ano de início
Entree

Senhores de escravos: trajetorias, disputas e solidariedade no oeste paulista. rio claro 1845-1880.

Processo: 05/59029-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Robert Wayne Andrew Slenes
Beneficiário:Juarez Francoia
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cotidiano   Relação social

Resumo

O tema a ser desenvolvido neste projeto de pesquisa refere-se ao universo dos senhores de escravos. Pois visa traçar a trajetória social e política de um grupo de fazendeiro e senhores de escravos influentes no município de Rio Claro, durante a segunda metade do século XIX, para entender as relações sociais solidárias e divergentes que estabeleciam entre si e com outros agentes sociais. Essa temática justifica-se pela ausência significativa, dentro da historiografia, de estudos micro-analíticos sobre aspectos sociais e políticos da vida cotidiana da elite agrária e senhorial do Oeste Paulista. O estudo se baseia numa multiplicidade documental: processos cíveis e criminais, inventários, testamentos e atas da câmara municipal. Utiliza-se o método de ligação nominativa de fontes para seguir indivíduos no tempo entre séries documentais para reconstituir suas redes de relações sociais políticas com seus pares e seus dependentes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCOIA, Juarez. Senhores de escravos : trajetorias, disputas e solidariedade no Oeste Paulista, 1845-1880. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.