Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos de quatro concentrações do inseticida Malation, utilizando os sistemas testes de Allium cepa e células CHO-K1

Processo: 05/57857-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Jaqueline Bianchi Ambrósio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Malation   Micronúcleo   Allium cepa

Resumo

O malation é um inseticida organofosforado não-sistêmico, altamente tóxico que atua no controle de insetos sugadores, mastigadores e vetores de doenças. É utilizado na agricultura para controlar pragas e nas residências para eliminar insetos indesejáveis. Sua ação tóxica ocorre, principalmente, pela inibição da enzima acetilcolinesterase, levando ao acúmulo de acetiicolina nas terminações nervosas. Estudos realizados por diversos autores mostraram que o malation é mutagênico para seres humanos, animais e bactérias e pode causar aberrações cromossômicas, quebras cromossômicas e micronúcleos. Uma das metodologias bastante utilizada para análise de genotoxicidade tem sido o ensaio do cometa, pois consiste em um método sensível e rápido para mensurar danos do DNA evidenciados por migração em eletroforese. Dentre os organismos-testes utilizados para avaliação de mutagenicidade e genotoxicidade de agentes tóxicos, as células CHO têm sido muito utilizadas pela facilidade de crescimento em cultura e ciclo celular relativamente curto. Dentre os vegetais, o mais utilizado para estes fins é o sistema-teste Allium cepa, pois além de possuir número reduzido de cromossomos, apresenta boa correlação com outros sistemas-testes e boa cinética de crescimento. Dessa forma, este estudo tem como objetivos, analisar os potenciais citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos de quatro concentrações do inseticida malation por meio de técnicas de avaliação de indução de aberrações e micronúcleos em A. cepa e ensaio do cometa em células CHO. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCHI, JAQUELINE; MANTOVANI, MARIO SERGIO; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Analysis of the genotoxic potential of low concentrations of Malathion on the Allium cepa cells and rat hepatoma tissue culture. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCES-CHINA, v. 36, p. 102-111, OCT 1 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.