Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do exercício progressivo em esteira de alta velocidade em equinos da raça Árabe suplementados com vitamina e (dl-alfa-tocoferol) sobre o estresse oxidativo cardíaco..

Processo: 05/58057-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Aguemi Kohayagawa
Beneficiário:Letícia Andreza Yonezawa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Esteira rolante   Malondialdeído   Vitamina E   Troponina I   Estresse oxidativo

Resumo

O exercício intenso pode levar a exaustão e provocar o estresse oxidativo, produzir, liberar e propagar as Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) que danificam as estruturas celulares do organismo quando os antioxidantes não são suficientes para suprir uma defesa eficiente. O aumento de consumo de oxigênio favorece a lipoperoxidação celular, uma reação em cadeia resultando como produto final o malondialdeído (MDA). Assim, como o músculo cardíaco apresenta alto metabolismo aeróbico, por exibir elevada demanda de oxigênio em condições de repouso e esta demanda em grandes proporções durante o exercício exaustivo, resulta na produção de ROS. Sendo assim, a vitamina E reduz os efeitos da lipoperoxidação sobre as estruturas celulares, capturando os radicais livres e diminuindo os peróxidos lipídicos que destroem as células. O projeto objetiva avaliar a influência do estresse oxidativo provocado pelo exercício físico em esteira de alta velocidade e da suplementação de vitamina E em eqüinos da raça Árabe na lesão cardíaca. Serão formados dois grupos de dez animais: controle e grupo suplementado com vitamina E. Para tanto, será realizada a avaliação de hemograma (estado geral), lactato (avaliação de performance), cortisol e malondialdeído sérico (Índice de estresse oxidativo) e vitamina E sérica (efeito da suplementação e do exercício). As dosagens séricas de troponina I cardíaca, cretinoquinase isoenzima MB, lactato desidrogenase e aspartato amino transferase para a avaliação da lesão miocardica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YONEZAWA, Letícia Andreza. Malondialdeído, troponina I cardíaca e eletrocardiografia em equinos da raça puro sangue árabe submetido ao exercício e à suplementação com vitamina E(dl-alfa-tocofenol). 2008. 51 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.