Busca avançada
Ano de início
Entree

Cantos e contos do nordeste baiano: escravidao, liberdade e cultura politica na pecuaria. geremoabo, 1880-1903.

Processo: 05/58197-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Silvia Hunold Lara
Beneficiário:Joana Medrado Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura política   Pecuária   Escravidão

Resumo

Este projeto tem o objetivo de investigar aspectos políticos e culturais da escravidão no sertão baiano da pecuária (especialmente na região de Geremoabo) e das continuidades desse sistema nas relações de trabalho estabelecidas após a abolição. Na pecuária, a multiplicidade de relações situadas entre os extremos trabalho escravo / trabalho livre parece ter possibilitado uma ampla negociação entre fazendeiros e seus boiadeiros ou vaqueiros, resultando em um sutil aumento no prestígio social dos últimos, frente a seus pares e a seus patrões, como indicam as poesias populares, em especial as histórias do boi e do vaqueiro encantados. Dessa maneira, pretende-se também destrinçar os sentidos da atuação dos senhores-fazendeiros no processo de libertação e elaboração do significado da liberdade ao "conceder" espaços de liberdade (inclusive alforrias), buscando recuperar os conflitos (e acordos) advindos das pressões dos grupos escravizados no sentido de concretizar sua própria concepção de liberdade. Verifica-se que essa cultura política de resistência, elaborada na vigência do cativeiro, se expressará nos caminhos e condutas adotados pelos trabalhadores no pós-abolição, o que permite questionar a tese de que os fazendeiros puderam manter, mesmo com o fim da escravidão, uma rede de dominação constantemente ampliada a qual supostamente seria a base do coronelismo da Primeira República. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Joana Medrado. Terra, laço e moirão : relações de trabalho e cultura politica na pecuaria (Geremoabo, 1880-1900). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.