Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura de um sistema deposicional de agua profunda controlada por delta: formacao punta negra, devoniano, pre-cordilheira argentina.

Processo: 05/58227-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 03 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Andre Henrique
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estratigrafia

Resumo

A caracterização arquitetural dos corpos sedimentares é uma importante ferramenta para a análise de bacias e como conseqüência para a melhor definição de reservatórios de hidrocarbonetos, contribuindo à redução das quantidades de óleo móvel não-recuperável (Unrecovered Mobil Oil). Nesse processo, a descrição e interpretação de dados de afloramentos, análogos de sistemas reservatórios, fornecem alta resolução e possuem baixo custo em relação a outras ferramentas. Além disso, a interpretação de dados sedimentológicos possibilita a criação de modelos paleogeográficos que podem contribuir para o entendimento da evolução geotectônica regional. O objeto desta pesquisa é Formação Punta Negra (Devoniano médio-inferior), uma unidade formada em um sistema de água profunda rico em argila, que possui ótimas exposições na Pré-Cordilheira Argentina (NW da Argentina). Embora os autores estão de acordo em interpretar esta unidade como formada em águas profundas por processos gravitacionais, não há consenso no que se refere ao sistema de alimentação, ora por um canal principal, ora por um sistema deltáico em rápida progradação sobre a plataforma. É nesse contexto que o presente projeto se insere, visando a caracterização arquitetural dos depósitos a fim de compreender as relações com o sistema de aporte sedimentar, bem como permitindo a elaboração de modelos paleogeográficos para o Devoniano médio-inferior da Pré-Cordilheira, um período chave na história evolutiva da margem ocidental do Gondwana. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENRIQUE, Andre. Modelo de facies de um sistema profundo de rampa submarina (Formação Punta Negra), Devoniano, Pre-Cordilheira Argentina. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.