Busca avançada
Ano de início
Entree

Paleoecologia de mamíferos viventes da região de Lagoa Santa, Minas Gerais, durante o Pleistoceno terminal e o Holoceno

Processo: 05/57520-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Cassiana Purcino Perez
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/01321-6 - Origens e microevolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica (III), AP.TEM
Assunto(s):Mamíferos   Paleoecologia

Resumo

O registro das variações ambientais ocorridas nos Neotrópicos durante o Quaternário tem sido bastante estudado nas últimas décadas, utilizando-se principalmente o conhecimento proporcionado pela palinologia. No entanto, por indicarem as condições do meio em que vivem algumas espécies animais também podem fornecer informação confiável sobre o ambiente. Dessa forma, o objetivo principal deste projeto é realizar, através da utilização de fósseis das espécies de mamíferos Sylvilagus brasiliensis, Mazama americana, Tapirus terrestris, Agouti paca e Hydrochaeris hidrochaeris, a análise paleoambiental da região de Lagoa Santa. Para este propósito, a abundância relativa dessas espécies, relacionadas à ambientes úmidos, será determinada ao longo do registro fóssil de modo que será possível estabelecer períodos de maior e menor umidade. A fim de refinar a análise ambiental da região de Lagoa Santa, os dados paleoambientais obtidos neste estudo serão associados aos dados paleoambientais macro e micro botânicos também obtidos no âmbito do projeto temático "Origens e micro-evolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica, III" (FAPESP Proc. 04/01321-6). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASSIANA PURCINO PEREZ. Peleoecologia de mamíferos viventes como ferramente na caracterização do ambiente holocênico de Lagoa Santa. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.