Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodos implicitos para reconstrucao de superficies a partir de nuvem de pontos.

Processo: 05/57735-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Antonio Castelo Filho
Beneficiário:Valdecir Polizelli Junior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geometria computacional

Resumo

Reconstrução a partir de pontos não organizados é um problema relevante e comum a vários tipos de aplicações, como tratamento de imagens médicas e computação gráfica. Este tipo de abordagem é relativamente recente e busca gerar malhas não estruturadas a partir de conjuntos de pontos geralmente fornecidos por scanners tridimensionais, sondas sísmicas, radares e amostragens de superfícies implícitas. O principal desafio a ser superado neste tipo de reconstrução é a falta de informação, tanto geométrica quanto topológica, a respeito do objeto a ser reconstruído. Essa falta de informação tem impossibilitado a elaboração de algoritmos robustos e eficientes. Diversas técnicas para a resolução deste problema são descritas na literatura, tais como técnicas baseadas em zeros de funções, em "esculpimento", em modelos deformáveis e em métodos incrementais. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens. No entanto, a maioria utiliza operações geométricas caras e pouco estáveis. Este projeto de mestrado propõe o estudo e a implementação de técnicas baseadas em zeros de funções, que tem como principais vantagens a rapidez, a capacidade de trabalhar com grande quantidade de pontos, além de poder eliminar ruídos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Valdecir Polizelli. Métodos implícitos para a reconstrução de superfícies a partir de nuvens de pontos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.