Busca avançada
Ano de início
Entree

Segregacao socioespacial em cidades pequenas.

Processo: 05/58737-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Cláudia Marques Roma
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Mobilidade   Segregação urbana   Cidades pequenas   Acessibilidade

Resumo

Através da pesquisa proposta neste projeto, pretendemos analisar as forças sociais e apreender os processos e dinâmicas que levam à segregação socioespacial e, assim, compreender a produção e reestruturação do espaço urbano. Tomamos como pontos norteadores para a condução da pesquisa a análise da presença/ausência dos meios de consumo coletivos (tais como: redes de abastecimento e coleta, equipamentos e saúde pública, educação e assistência social, e transporte coletivo), bem como o estudo da mobilidade e acessibilidade nas cidades de Osvaldo Cruz e Mariápolis, Estado de São Paulo, ambas consideradas cidades pequenas. Desta forma, o objeto de trabalho será a compreensão das dinâmicas segregativas no contexto da produção do espaço urbano em cidades pequenas. Temos a preocupação de contemplar, na análise, a configuração espacial das cidades, as condições de vida e as formas como os moradores percebem e apreendem as dificuldades/ou facilidades de acesso aos meios de consumo coletivo e de mobilidade intraurbana, bem como identificar os atores e agentes responsáveis pela produção do espaço urbano, mostrando que as desigualdades socioespaciais derivam, não apenas das diferenças socioeconômicas definidas no âmbito da sociedade, mas também do lugar onde cada um habita. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMA, Cláudia Marques. Segregação socioespacial em cidades pequenas. 2008. 137 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.