Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da pancreatite induzida pelas frações do veneno de Tityus serrulatus

Processo: 05/58861-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Gilberto de Nucci
Beneficiário:Tatiane Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pancreatite   Tityus serrulatus   Venenos

Resumo

Envenenamento por escorpião é uma ocorrência freqüente e algumas vezes fatal em países tropicais e subtropicais e dependendo da severidade do envenenamento o paciente pode apresentar um quadro de pancreatite aguda. Resultados preliminares em nosso laboratório têm demonstrado que o veneno bruto é capaz de induzir pancreatite aguda experimental em ratos. Neste projeto objetivamos estudar o efeito das frações isoladas do veneno de Tityus serrulatus em comparação com os efeitos observados com o veneno bruto. Identificada a (s) fração (s) do veneno responsável pela sua capacidade em induzir pancreatite, será estudado o mecanismo farmacológico envolvido na pancreatite induzida pela (s) fração (s) do veneno de Tityus serrulatus, enfocando a participação das fibras sensoriais sensíveis a capsaicina. Dessa forma, os ratos serão submetidos à injeção no dueto biliopancreático das frações do veneno de Tityus serrulatus e serão avaliados (1) extravasamento de proteínas plasmáticas através do acúmulo de albumina marcada com I125 e (2) infiltrado de neutrófilos através da atividade de mieloperoxidase no pâncreas e no pulmão. Também serão avaliada os níveis da amilase sérica, de proteína C reativa e de citocinas (TNF-x e IL-10) desses animais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Tatiane. Caracterização dos efeitos inflamatorios induzidos pelo veneno bruto e pela LmTX-I de Lachesis muta muta (Surucucu) em ratos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.