Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de habilidades de consciencia fonologica em criancas com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.

Processo: 05/58589-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Fabiana Rego Freitas
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Consciência fonológica   Educação especial   Fracasso escolar   Escrita   Leitura

Resumo

Discriminar os sons constituintes das palavras é fundamental na aprendizagem de leitura e escrita. O desenvolvimento das habilidades de produzir sons a partir de símbolos impressos e vice-versa depende dessas discriminações e de abstrações tanto dos grafemas quanto dos fonemas, que são recombinados na formação das diferentes palavras da língua. O objetivo desse projeto é avaliar as habilidades de consciência fonológica em alunos de ensino fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem de leitura, implementar um programa de ensino para promover o desenvolvimento dessas habilidades quando estiverem ausentes ou incipientes e avaliar a efetividade do programa. Será empregado um delineamento de linha de base múltipla entre habilidades para avaliar o desenvolvimento das habilidades alvo. As atividades de ensino envolverão tarefas de rima e aliteração, segmentação de palavras em sílabas e em fonemas, síntese de palavras a partir de sílabas e fonemas, manipulação e transposição de sons. As atividades de ensino serão implementadas em pequenos grupos, sob a forma de jogos e brincadeiras, incluindo o uso de material colorido e manipulável para representar sons. Sondas sistemáticas, conduzidas individualmente, medirão as habilidades ensinadas e as mantidas em linha de base, ao longo da seqüência de ensino. O delineamento permitirá avaliar o controle experimental e verificar se as diferentes habilidades são adquiridas de forma independente ou interdependente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)