Bolsa 05/58225-1 - Prática de ensino, Didática - BV FAPESP
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A formação do professor e o ensino à distância: novas possibilidades

Processo: 05/58225-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Beneficiário:Carolina Assis Dias Vianna
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/09775-0 - Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento, AP.TEM
Assunto(s):Prática de ensino   Didática   Professores   Sala de aula
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno | Pratica De Ensino | Professor | Representacoes | Sala De Aula | Transposicao Didatica

Resumo

O presente projeto trabalha em torno do conceito de transposição didática, considerando que tal atividade diz respeito às transformações feitas pelo professor em determinados saberes e conhecimentos apreendidos em seu curso de graduação, com o objetivo de adaptá-los ao contexto de sua sala de aula, o que envolve, entre diversas estratégias, a transformação de gêneros (devido à presença de novos interlocutores, mudança de instituição, de objetivos, etc.). Consideramos aqui o evento de letramento "aula" em sua totalidade, desde a sua preparação até sua efetivação e as respostas dos alunos à proposta inicial do professor. Partimos da idéia de que o professor atento à realidade e às representações de seus alunos tende a efetuar uma transposição mais bem sucedida, que faça mais sentido para o grupo com o qual trabalha. Durante a pesquisa, propomo-nos a analisar como um mesmo professor altera (ou não) sua maneira de ensinar um mesmo conteúdo para grupos diferentes em função de variáveis como idade, posição social, objetivos dos alunos, etc. Observaremos, ainda, em que medida essa alteração é eficiente ou até que ponto ela talvez não se mostre necessária. Pretendemos, com isso, contribuir com as discussões acerca da formação de professores de língua materna (portuguesa), salientando as questões relativas à transposição didática relacionadas a o campo didático-pedagógico (não só referentes ao conteúdo a ser ensinado, como também a saberes a serem construídos durante a formação docente). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANNA, Carolina Assis Dias. A formação continuada de professores e a educação a distancia: novas possibilidades. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.