Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do produto de um novo gene humano, kiaa0090, com indicios de envolvimento em processos celulares vitais relevantes em cancer.

Processo: 05/58010-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 21 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Enilza Maria Espreafico
Beneficiário:Milene Mantovani Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Proliferação celular   Melanoma   Apoptose   Neoplasias

Resumo

Um estudo de expressão gênica diferencial, desenvolvido em nosso laboratório, revelou um gene anotado como KIAA0090, cujo nível de expressão mostrou-Se elevado em linhagens de melanoma metastático. Não encontramos nenhuma caracterização funcional desse gene, apesar de sua seqüência ser altamente conservada. Estudos sobre esse gene, desenvolvidos nos projetos de IC 03/07888-5 e DR 01/07164-1, revelaram que a superexpressão de uma das formas recombinantes produzidas (EGFP-KIAA0090) induz reorganização dos microtúbulos, uma dramática agregação das mitocôncrias, parada da proliferação e altas taxas de morte celular com fragmentação do DNA genômico. A superexpressão de outra forma (KIAA0090-EGFP) mostrou associação com o retículo endoplasmático, não causou parada na proliferação, mas induziu taxas quase tão elevadas de morte. Fomos também, capazes de produzir anticorpos policlonais contra a proteína KIAA0090. Os resultados obtidos até agora são fortes indícios de que a proteína KIAA0090 participa de processos celulares vitais e, portanto, reforçam a importância do investimento proposto aqui, de prosseguir a caracterização funcional e estrutural dessa proteína, com ênfase em determinar o padrão de expressão tecidual e localização subcelular da proteína endógena, em células normais e tumorais; e caracterizar os fenótipos celulares resultantes da interferência funcional, por meio de transfecção da KIAA0090 completa ou parcial. (AU)