Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da microalbuminuria e da eletroforese de proteinas urinarias de caes com hiperadrenocorticismo e a relacao com a pressao arterial sistemica.

Processo: 05/57490-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Marcia Mery Kogika
Beneficiário:Carolina Zaghi Cavalcante
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Cães   Eletroforese

Resumo

O hiperadrenocorticismo é considerado uma das endocrinopatias mais comuns em cães, sendo caracterizado pela exposição excessiva de glicocorticóides secretados pelas adrenais. A hipercortisolemia crônica pode promover várias complicações incluindo hipertensão sistêmica e glomerulonefrite. A glomerulonefrite e a hipertensão arterial sistêmica pode desencadear variáveis graus de proteinúria e uma tendência de evolução para insuficiência renal crônica. A perda de proteínas na urina, principalmente da albumina, é uma característica das doenças glomerulares e a utilização de exames complementares, como a relação proteína urinaria e creatinina urinária, a microaibuminúria e a eletroforese das proteínas urinárias, são necessários para a elucidação do diagnóstico. No presente projeto serão utilizados 20 cães com diagnóstico de hiperadrenocorticismo, subdivididos em 10 cães com hipertensão arterial sistêmica e 10 sem hipertensão, que serão submetidos a uma avaliação das proteínas urinárias pela técnica de eletroforese sódio-dodecil-sulfato-poliacrilamida, microaibuminúria e a mensuração da pressão arterial sistêmica registradas e comparadas com os valores a serem obtidos de 20 cães clinicamente saudáveis, possibilitando verificar a concentração de microaibuminúria e uma possível relação entre a proteinúria e a hipertensão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALCANTE, Carolina Zaghi. Avaliação da albuminúria e da eletroforese de proteínas urinárias de cães com hiperadrenocorticismo e a relação com a pressão arterial sistêmica. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.