Busca avançada
Ano de início
Entree

Sedimentologia e palinologia de depósitos quaternários na região do lago arari, leste da ilha do Marajó, pa

Processo: 05/01816-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Dilce de Fátima Rossetti
Beneficiário:Maria Carolina da Cruz Miranda
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mioceno   Paleoclima

Resumo

A Região Norte do Brasil contém os mais significativos registros de sedimentação miocênica no Brasil. Apesar disto, o entendimento de muitos aspectos sedimentológicos, estratigráficos e paleontológicos que possibilitariam a reconstituição de modelos deposicionais mais precisos tem sido limitado pela natureza descontínua e pontual dos afloramentos. A Plataforma Bragantina, no nordeste do Estado do Pará, é a área de ocorrência de depósitos miocênicos que tem sido alvo de muitos estudos faciológicos, os quais têm revelado uma história evolutiva complexa. Esta área representa uma das poucas onde é possível se combinar dados de superfície e de sub-superfície no intuito de melhor entender os eventos miocênicos do norte do Brasil. Neste sentido, o trabalho proposto contribuirá para o avanço do conhecimento sobre os sistemas deposicionais que se desenvolveram durante o Mioceno na Plataforma Bragantina, através de investigação de sub-superfície que poderão ser integrados aos dados de superfície, possibilitando a interpretação de ambientes deposicionais com base em estudos de fácies sedimentares, estabelecimento de arcabouço estratigráfico, caracterização mais refinada das condições ambientais e da estratigrafia com base na análise palinológica e de foraminíferos, e caracterização da assembléia de minerais pesados, como ferramenta complementar na correlação estratigráfica e determinação de proveniência dos sedimentos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CRUZ MIRANDA, MARIA CAROLINA; ROSSETTI, DILCE DE FATIMA; RUIZ PESSENDA, LUIZ CARLOS. Quaternary paleoenvironments and relative sea-level changes in Marajo Island (Northern Brazil): Facies, delta C-13, delta N-15 and C/N. PALAEOGEOGRAPHY PALAEOCLIMATOLOGY PALAEOECOLOGY, v. 282, n. 1-4, p. 19-31, NOV 15 2009. Citações Web of Science: 22.
DA CRUZ MIRANDA‚ M.C.; DE FÁTIMA ROSSETTI‚ D.; CARLOS RUIZ PESSENDA‚ L. Quaternary paleoenvironments and relative sea-level changes in Marajó Island (Northern Brazil): Facies‚ δ13 C‚ δ15 N and C/N. PALAEOGEOGRAPHY PALAEOCLIMATOLOGY PALAEOECOLOGY, v. 282, n. 1, p. 19-31, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Maria Carolina da Cruz. Sedimentologia, isótopos estáveis e palinologia de depósitos quaternários no leste da Ilha do Marajó, Estado do Pará. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.