Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos cristalográficos da enzima diidroorotato desidrogenase de Trypanosoma Cruzi

Processo: 05/58008-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nonato
Beneficiário:Matheus Pinto Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14583-0 - Desenho racional de inibidores contra DHODH (diidroorotato desidrogenase): aplicações no tratamento da Doença de Chagas e no combate à praga do amarelinho, AP.JP
Assunto(s):Cristalização   Cristalografia de proteínas   Trypanosoma cruzi   Diidroorotato desidrogenase

Resumo

A enzima diidroorotato desidrogenase (DHODH) pertence à via de síntese de novo de nucleotídeos de pirimidinas, catalisando a oxidação da molécula L-diidroorotato em orotato, através de um mecanismo dependente de FMN (flavina mononucleotídeo) e receptores de elétrons. Devido ao papel fundamental dos nucleotídeos como unidades fundamentais das moléculas de DNA e RNA, além da participação em várias etapas do metabolismo celular, inibidores da síntese de novo nucleotídeos têm atuado como um importante grupo de agentes quimoterapêuticos para o tratamento de câncer, artrite reumatóide e doenças parasitárias. O presente projeto visa a caracterização estrutural da enzima diidroorotato desidrogenase de Trypanosoma cruzi (TcDHODH) na forma apo e em complexo com o inibidor natural orotato, através de técnicas de difração de raios-X em monocristais. O Trypanosoma cruzi é o protozoário parasita responsável pela doença de chagas que de acordo com a Organização Mundial de Saúde afeta 16 a 18 milhões de pessoas na América Latina e causa 21000 óbitos por ano. A análise estrutural da enzima TcDHODH será importante para caracterizar as interações moleculares que governam a atividade catalítica da enzima, na tentativa de se estabelecer a correlação entre estrutura e função e fornecendo assim valiosas informações para o futuro desenvolvimento de inibidores específicos, como uma importante ferramenta no combate a doença de Chagas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, RENATA A. G.; CALIL, FELIPE ANTUNES; FELICIANO, PATRICIA ROSA; PINHEIRO, MATHEUS PINTO; NONATO, M. CRISTINA. The dihydroorotate dehydrogenases: Past and present. Archives of Biochemistry and Biophysics, v. 632, n. SI, p. 175-191, OCT 15 2017. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Matheus Pinto. Estudos cristalográficos da enzima diidroorotato desidrogenase de \'Trypanosoma Cruzi\'. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.