Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Estudo eletrofisiológico e psicofísico em indivíduos intoxicados por vapor de mercúrio

Processo: 05/57897-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Mirella Telles Salgueiro Barboni
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12733-8 - Perdas sensoriais causadas pela intoxicação mercurial: estudos psicofísicos e neurofisiológicos em pacientes e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Eletrofisiologia   Eletrorretinografia   Intoxicação por mercúrio   Retina   Visão   Mercúrio (elemento químico)

Resumo

O estudo visa avaliar o sistema visual através dos exames de campimetria computadorizada e eletrorretinograma multifocal (ERGmf) de pacientes intoxicados por vapor de mercúrio em fábricas de lâmpadas fluorescentes. Não existem dados precisos sobre os efeitos do vapor de mercúrio no campo visual. Entretanto, existem demonstrações de perdas visuais centrais em pacientes com intoxicação por vapor de mercúrio, devendo-se portanto esperar um comprometimento do campo visual central nesses pacientes. Dados preliminares de ERGmf mostraram que há um rebaixamento da função da retina central nesses pacientes. O presente trabalho visa estender os estudos de ERGmf a um número maior de pacientes e aprofundar a análise da função retiniana através dessa técnica. Será também investigada a resposta psicofísica dos mesmos pacientes na campimetria computadorizada, na qual mede-se a capacidade de detecção de luz em diferentes partes do campo visual. Teremos assim um mapeamento eletrofisiológico e um mapeamento psicofísico, que poderão ser comparados. Através do ERGmf procuraremos entender os mecanismos neurais responsáveis pelas perdas visuais conhecidas nesses pacientes, na visão de cores e de contrastes e através do exame do campo visual, poderemos correlacionar as alterações eletrofisiológicas locais com a sensibilidade do paciente nas tarefas de detecção de luz. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pesquisa detecta perdas visuais em frentistas de postos de gasolina 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBONI‚ M.T.S.; DA COSTA‚ M.F.; MOURA‚ A.L.A.; FEITOSA-SANTANA‚ C.; GUALTIERI‚ M.; LAGO‚ M.; MEDRADO-FARIA‚ M.A.; SILVEIRA‚ L.C.L.; VENTURA‚ D.F. Visual field losses in workers exposed to mercury vapor. Environmental Research, v. 107, n. 1, p. 124-131, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Estudo eletrofisiológico e psicofísico em indivíduos intoxicados por vapor de mercúrio. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.