Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigacao no uso de metodologias de estimulo a criatividade no ensino de projeto em arquitetura.

Processo: 05/58803-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Giovana Bianchi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura   Metodologia de projeto   Processo de projeto   Criatividade

Resumo

O processo de projeto arquitetônico é complexo e são grandes as dificuldades de enquadrá-lo em metodologias. Diversas pesquisas focaram-se em dar suporte à tomada de decisão no projeto, buscando criar teorias de projeto ou métodos de suporte à criação. O processo projetivo depende de decisões criativas e intuitivas, as quais podem ser estimuladas através do entendimento dos padrões de pensamento dos projetistas, dentre eles: raciocínio, memória, evolução de idéias, criatividade e experiência. Existem diversos métodos de estímulo ao pensamento criativo que buscam desenvolver a capacidade de conceber diferentes idéias e propostas novas, estabelecer relações entre elas, elaborá-las e finalmente avaliá-las e julgá-las. Este projeto de pesquisa pretende levantar métodos de estímulo à criatividade consagrados na literatura, analisá-los na sua aplicação ao processo de projeto em arquitetura e principalmente ao ensino de projeto. Após essa investigação, será conduzido um levantamento junto a cursos de Arquitetura e Urbanismo, através de questionário e análise de projeto pedagógico, da utilização desta metodologia ou de outras metodologias de estímulo à criatividade no ensino de Arquitetura. Como resultado serão apontados os métodos mais indicados ao ensino de projeto arquitetônico e apresentadas propostas de diretrizes para aplicação destes no ateliê de projeto, pois são ferramentas fundamentais para explorar e desenvolver as habilidades dos estudantes e facilitar a tomada de decisão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIANCHI, Giovana. Metodos para estimulo a criatividade e sua aplicação em arquitetura. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.