Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre a produtividade da soja e a resistencia a penetracao, umidade e densidade do solo sob plantio direto.

Processo: 05/58501-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Morel de Passos e Carvalho
Beneficiário:Gilberto Rosa Filho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação do solo   Sucessão de culturas   Manejo do solo

Resumo

No ano agrícola 2006/2007, na FEP da FEI Ilha Solteira-FEIS/UNESP, situada no domínio do Cerrado Brasileiro, serão estudadas a variabilidade e a dependência espacial entre os atributos físicos do solo e a produtividade de grãos de soja, quando rotacionados após milho, sobre um Latossolo. Também serão estudadas as correlações lineares, simples e múltiplas, e a espacial entre tais atributos, visando apurar condições que proporcionem aumento da produtividade agrícola. Será instalada a malha geoestatística contendo 120 pontos amostrais, numa área total de 6050 m2. Após a colheita do milho será efetuado um estudo prévio do solo para fins de fertilidade. Será semeada a cultura da soja, cultivar Conquista, estudando-se os seguintes atributos do solo, em duas profundidades (0-0,10 m e 0,10- 0,20 m): a) resistência à penetração (RP), b) umidade gravimétrica (UG), c) umidade volumétrica (UV),e d) densidade do solo (DS). Os da planta serão: a) produtividade de grãos (PG), b) massa de mil grãos (MM), e c) poder germinativo (GS). Os atributos do solo e da planta serão coletados após a colheita da soja. As determinações laboratoriais da planta serão efetuadas no Laboratório de Análises de Sementes. As do solo no Laboratório de Análise Físicas e Químicas do Solo. A análise estatística estará compreendida de: a) análise descritiva inicial dos atributos do solo, b) análise das correlações, linear simples e múltipla, entre eles, e finalmente, c) análise geoestatística, na tentativa de se caracterizar as prováveis dependências espaciais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Gilberto Rosa. Produtividade da soja em função de atributos físicos de um latossolo vermelho distroférrico sob plantio direto. 2008. 89 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.