Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da contribuição do receptor AT1 de angiotensina II e do papel da via de sinalização AKT/m TOR no processo de hipertrofia do cardiomiócito induzido pelo hormônio tiroideano

Processo: 05/58998-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Gabriela Placoná Diniz
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Miócitos cardíacos   Cardiomegalia   Hormônios tireóideos   Interferência de RNA

Resumo

Nas últimas décadas ocorreram mudanças no conceito do SRA, possibilitando distinguir diferenças de atuação entre o SRA endócrino (circulante) e a contribuição de SRA locais, presentes em vários tecidos, como no coração. Trabalhos recentes têm evidenciado estreita relação entre o processo de hipertrofia cardíaca induzida por hormônios tireoidianos (HT) e a ativação de componentes do SRA (KOBORI et al, 1999). Nós mostramos que ratos induzidos ao hipertiroidismo e tratados simultaneamente com antagonistas dos receptores AT1 (HU et al, 2003) ou AT2 apresentaram prevenção da hipertrofia cardíaca. Da mesma forma, culturas primárias de cardiomiócitos submetidas ao tratamento com triiodotironina (T3) e inibidores dos receptores AT1 ou AT2, tiveram, pelo menos em parte, prevenção do aumento do volume do cardiomiócito, evidenciando papel fundamental do SRA local, presente nos cardiomiócitos, no processo de hipertrofia. Dando continuidade ao nosso projeto, os objetivos deste estudo são o de avaliar a exata contribuição do receptor ATt, através da técnica de RNA de interferência (RNAi), durante a instalação da hipertrofia cardiomiocítica induzida pelo T3, "in vitro", e analisar a participação da via Akt-mTOR, ou outras, envolvidas neste processo. A técnica de RNAi será usada para induzir ao silenciamento do receptor ATt. A hipertrofia será avaliada pela análise de expressão gênica de ANF e sm a-actin; enquanto a via Akt-mTOR, recrutada tanto por ação da Ang II como pelos HT, será avaliada por análise da expressão protéica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DINIZ, Gabriela Placoná. Avaliação da contribuição do receptor AT1 de angiotensina II e do papel da via de sinalização AKT/GSK-3/mTOR no processo de hipertrofia do cardiomiócito induzido pelo hormônio tiroideano. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.