Busca avançada
Ano de início
Entree

A história do livro didático de física: o caso da cinemática

Processo: 05/57319-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cristiano Rodrigues de Mattos
Beneficiário:Roberto Bovo Nicioli Junior
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/07061-0 - Educação e memória: organização de acervos de livros didáticos, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de física   Livro didático   Currículo   Cinemática

Resumo

O livro didático tem sido considerado, em toda sua história, como um influente agente de formação na sociedade em que está inserido, ao mesmo tempo, como produto histórico social é influenciado na maneira como expõe e aborda seu conteúdo. Assim, neste trabalho, partimos do pressuposto de que o estudo sobre o livro didático não pode ser feito focalizando-se apenas o livro didático em si, isolando-o do contexto histórico e social no qual foi criado. Baseado neste pressuposto faremos o levantamento dos livros didáticos de Física desde o meio do século XIX até o final do século XX, observando como o conteúdo de Cinemática foi sendo tratado ao longo da história e como se constituiu na forma como é feito hoje em dia. Para tanto procuraremos observar as interferências das políticas educacionais de cada período sobre as obras analisadas e as influências de autores estrangeiros na constituição das obras nacionais. O trabalho será realizado no seio do projeto temático Educação e Memória: Organização de acervos de livros didáticos, que nos permitirá o acesso a uma amostra significativa dos livros didáticos brasileiros no período de interesse. A seleção de obras será feita junto ao banco de dados de livros didáticos (LIVRES) que servirá de suporte na constituição da amostra. Esperamos, assim, dar uma contribuição significativa a história do livro didático de Física e ajudar na caracterização de sua identidade e em uma melhor abordagem para o ensino atual. (AU)