Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria kantiana dos juizos juridico-politicos a priori.

Processo: 05/57024-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Zeljko Loparic
Beneficiário:Fábio César Scherer
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia política   Immanuel Kant

Resumo

Na metade do século XIX, a concepção de socialismo, fortemente atrelada a Hegel, entra-se em crise na Alemanha. Neste período, surge uma corrente de pensamento que se prolongou até meados de 1940. A expressão "Zurück auf Kant" (retorno a Kant) identifica a mudança de postura e passa a ser a alavanca de vários movimentos neomarxistas. As aproximações entre o socialismo e a filosofia de Kant sendo as mais diversas, o objetivo do nosso estudo será especificar os aspectos filosófico-políticos do pensamento kantiano que mais influenciaram a literatura dos movimentos marxistas da Alemanha e da Áustria de 1860 a 1940, a saber, a socialdemocracia alemã (neokantianismo, revisionismo, neocriticismo) e a austríaca (austromarxísmo). Além de trabalhar as incursões feitas pelos autores marxistas nos textos kantianos, o presente projeto se propõe também a realizar, sob a perspectiva semântica, uma reconstrução interna da doutrina filosófico-política de Kant. Nesta última empresa buscaremos esboçar um quadro geral para a compreensão da filosofia kantiana da história e das suas diferentes fases, da doutrina do direito (principalmente do direito público) e da doutrina da virtude (ainda que de forma menos aprofundada). Desta forma, este trabalho tem por objetivo geral reconstruir a estrutura interna do pensamento político de Kant e mostrar a sua importância na história dos movimentos políticos de inspiração marxista. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHERER, Fábio César. Teoria kantiana dos juizos juridico-politicos a priori segundo o metodo de analise e sintese. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.