Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos psicossociais em portadores de talassemia: um estudo de seguimento.

Processo: 05/58941-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Veronika de Britto Slavec
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Talassemia   Qualidade de vida

Resumo

As talassemias são um grupo heterogêneo de distúrbios genéticos em que a produção de hemoglobina normal é parcial ou completamente suprimida. É reconhecido atualmente que a talassemia, como todas as doenças crônicas, tem importantes implicações psicológicas, sendo que o modo como o paciente e sua família aceitam a doença tem um efeito crítico sobre a sobrevida do paciente. O objetivo do presente estudo é verificar se houve modificação da qualidade de vida e dos aspectos psicossociais de jovens adultos portadores de talassemia ao entrarem na idade adulta, uma vez que nesta etapa do desenvolvimento passam a ser mais evidentes algumas características da enfermidade e suas implicações. Participarão da pesquisa dez pacientes do Centro Regional de Hemoterapia do HCFMRP-USP, com idade entre 22 e 28 anos. Para a realização do estudo serão utilizados como instrumentos: entrevista semi-estruturada, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Escala Multidimensiona) de Locus de Controle de Levenson, Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HAD) e a Escala de Qualidade de Vida Medicai Outcomes Short-Form Health Survey SF-36. As técnicas serão aplicadas e cotadas de acordo com as recomendações preconizadas pela literatura da área. As entrevistas serão submetidas à análise de conteúdo temática. A partir dos resultados a serem obtidos no presente estudo, estratégias de intervenções psicossociais poderão ser estruturadas no atendimento dessa população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SLAVEC, Veronika de Britto. Aspectos psicossociais em portadores de talassemia na transição para a vida adulta: um estudo de seguimento. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.