Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comportamental dos processos de ensino e de aprendizagem de conteudos curriculares de lingua portuguesa nas series iniciais.

Processo: 05/58391-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Giseli Renata Gouvêa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Comportamental | Conteudos Curriculares | Ensino Aprendizagem | Ensino Fundamental | Lingua Portuguesa | Series Iniciais

Resumo

O grupo coordenado pelo orientador proponente desse projeto tem obtido os seguintes resultados em estudos sobre incidências das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais nas práticas educativas nas séries iniciais: 1) restrições de repertórios dos docentes na descrição das habilidades exigidas por práticas de ensino e na interpretação de medidas comportamentais; 2) ao vincular práticas de ensino e de avaliação com determinados objetivos de ensino, predominam propostas nas quais atividades didáticas mostram-se consistentes com conjuntos de objetivos distintos. Considerando a importância da área de Língua Portuguesa nas séries iniciais, esse projeto objetiva: a) analisar os recursos utilizados no estabelecimento de relações entre objetivos e práticas de ensino e de avaliação, bem como na interpretação de medidas comportamentais; b) analisar as relações entre os dados do item anterior e dados de observação da condução de unidades didáticas pelos professores participantes sobre conteúdos curriculares conceituais da área de Língua Portuguesa; c) avaliar a extensão na qual atividades de elaboração conjunta (pesquisador-professor) de unidades didáticas sobre temas dessa área produzem modificações efetivas no modo como os professores executam as atividades descritas no item a acima; d) avaliar a consistência das atividades de elaboração conjunta de unidades didáticas na execução das mesmas em situações aplicadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVÊA, Giseli Renata. Análise comportamental dos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares de língua portuguesa nas séries iniciais. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.