Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo descritivo e histórico-comparativo da língua boror: implicações para a teoria linguística

Processo: 05/58959-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Indígenas
Pesquisador responsável:Maria Filomena Spatti Sandalo
Beneficiário:Rafael Bezerra Nonato
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/03643-0 - Padrões rítmicos, fixação de parâmetros e mudança lingüística, fase 2, AP.TEM
Assunto(s):Bororo   Fonologia   Morfologia (linguística)   Sintaxe

Resumo

Os objetivos deste projeto são (i) a documentação do bororó, uma língua indígena ameaçada falada no sul do Mato Grosso, (ii) o estudo das relações genéticas do bororó com as línguas da sua família, e de contato com as línguas da família Guaikurú e (iii) o estudo de aspectos teóricos da relação entre caso, movimento e concordância no bororó em particular e nas línguas humanas em geral. Ao final deste projeto buscamos alcançar os seguintes resultados: (i) a elaboração de dicionários técnico e didático do bororó com pelo menos 4000 verbetes, (ii) a elaboração de uma gramática teórica e uma didática da língua, contendo sessões de fonologia, morfologia e sintaxe, (iii) a sugestão de ortografias alternativas a partir da análise fonético-fonológica da língua, (iv) a elaboração de uma coletânea de textos morfologicamente analisados, (v) a construção de um arquivo de gravações (i.e. corpus eletrônico) transcritas e analisadas, acessíveis a partir da uma página na internet e (vi) a construção de um website contendo os resultados da pesquisa e links para os bancos de dados de gravações. Além disso, os dados deste projeto serão usados na determinação das relações genéticas e/ou de contato da língua bororó e no estudo da relação entre caso, concordância e movimento. Com tal, buscamos (i) gerar resultados úteis para preservação da língua e da cultura dos Bororo, (ii) contribuir para a ampliação do conhecimento teórico lingüístico, e (iii) aumentar a quantidade de informação lingüística facilmente acessível na internet. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NONATO, Rafael Bezerra. Ainore Boe egore : um estudo descritivo da lingua bororo e consequencias para a teoria de caso e concordancia. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.