Busca avançada
Ano de início
Entree

Heterogeneidade ambiental e diversidade de um trecho de floresta ombrofila densa atlantica no parque estadual da serra do mar, em ubatuba, sao paulo.

Processo: 05/57870-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fernando Roberto Martins
Beneficiário:André Luis Casarin Rochelle
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Relevo   Diversidade

Resumo

O estado de São Paulo abriga a maior parte dos remanescentes dos 7,6% que restam da Floresta Atlântica brasileira, estando os fragmentos em diferentes estados de conservação. O conhecimento disponível sobre essas florestas ainda não torna possível ultrapassar as suposições sobre os mecanismos envolvidos na determinação e manutenção de sua alta biodiversidade e dos processos que regulam seu funcionamento. Se a ocorrência das espécies vegetais na comunidade é condicionada por seus respectivos nichos e demandas ecológicas, então a heterogeneidade ambiental deve permitir a co- habitação de um número maior de espécies em relação a ambientes homogêneos. A heterogeneidade pode ser representada de diversas maneiras e as variações ocorrentes no relevo, por terem relação com a disponibilidade de água e nutrientes e com o processo de origem e formação do solo, parecem ser variáveis de grande influência sobre a riqueza de espécies arbóreas de um ecossistema. Este estudo pretende investigar as correlações existentes entre as micro-variações do relevo e a riqueza de espécies arbóreas de um trecho de Floresta Ombrófila Densa Atlântica. Para tal, será delimitada uma área de 100 x 100 m, subdividida em 100 parcelas contíguas de 10 x 10 m, onde serão amostrados todos os indivíduos com PAP > 15 cm. O relevo das parcelas será representado pelo índice de Convexidade e os dados serão analisados através dos softwares Fitopac, Passage, EcoSim e Nestedness Temperature Calculator. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHELLE, André Luis Casarin. Heterogeneidade ambiental, diversidade e estrutura da comunidade harborea de um trecho da Floresta Ombrofila Densa Atlantica. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.