Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e aplicações de filmes fotosensitivos de vidros óxidos e sulfeto germânio

Processo: 05/58396-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Máximo Siu Li
Beneficiário:Alessandra Carla Mendes
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Óptica   Filmes   Fotocromismo   Vidro

Resumo

O projeto de dissertação tem como principal objetivo a observação e caracterização de fenômenos fotoinduzidos, principalmente fotocrômicos e fotoestruturais, de filmes de vidros óxidos de germânio e/ou sulfeto de germânio e/ou dopados. É proposto o estudo desses fenômenos fotoinduzidos através de medidas de composição e estrutura dos filmes, sua morfologia pré e pós aplicação da luz. Baseados nos resultados, analisar e propor a viabilidade de aplicações como dispositivos sensores de redes de Bragg. Serão levantadas as propriedades ópticas através da espectroscopia de absorção e luminescência. O conjunto de resultados deverá propor modelos sobre os processos dos fenômenos fotoinduzidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, A. C.; MAIA, L. J. Q.; MESSADDEQ, S. H.; MESSADDEQ, Y.; RIBEIRO, S. J. L.; LI, M. SIU. Photoexpansion and photobleaching effects in oxysulfide thin films of the GeS2+Ga2O3 system. PHYSICA B-CONDENSED MATTER, v. 406, n. 23, p. 4381-4386, DEC 1 2011. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Alessandra Carla. Estudo e aplicações de filmes fotosensitivos de vidros óxidos e sulfeto de germânio. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.