Bolsa 05/58538-0 - Infecções por Papillomavirus, Vacinas de DNA - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resposta imunológica e protetora de uma vacina de DNA contra tumores induzidos por HPV-16

Processo: 05/58538-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Mariana de Oliveira Diniz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus   Vacinas de DNA   Resposta imune   Papillomavirus humano 16
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Cervical | E7, E6, E5 | Hpv | Resposta Celular | Vacina De Dna | Vacina Terapeutica

Resumo

O desenvolvimento de estratégias terapêuticas contra o vírus do papiloma humano (HPV) representa uma prioridade para o controle do câncer de colo uterino. A imunoterapia antígeno-específico contra o câncer, surge como uma excelente estratégia no controle de tumores, por sua capacidade de desenvolver imunidade específica contra células neoplásicas, não destruindo células normais. O HPV-16, de maior relevância epidemiológica, codifica três proteínas ontogênicas E5, E6 e E7, expressos exclusivamente em células tumorais e, por isso, utilizadas como alvos para vacinas terapêuticas contra tumores causados pelo vírus. No Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas foram construídas, com a participação da aluna, vacinas de DNA capazes de expressar as proteínas E6 e E7 do HPV-16 que foram capazes de gerar significativa ativação de células T CD8+ E7 específicas e apresentaram excelente (100%) efeito profilático e terapêutico (40%), quando administradas por via intramuscular em camundongos desafiados com células tumorais (TC-1). No presente projeto de doutoramento direto propomos utilizar um novo vetor vacinai que contém os genes das oncopoteínas E7, E6 e E5 fusionados em seqüência em um sitio permissível próximo à extremidade C-terminal da proteína gD do HSV-1 em ensaios em modelo murino, avaliando a capacidade desse vetor em ativar células T CD8+ específicas, bem como em conferir proteção profilática e terapêutica à formação de tumores induzidos após inoculação de células TC-1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DINIZ, Mariana de Oliveira. Avaliação das respostas imunológicas e protetora de uma vacina de DNA contra tumores induzidos por HPV-16.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.