Bolsa 05/58415-5 - Diflubenzuron - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos ecologicos do controle da mariposa plutella xylostella (l., 1758) (lepidoptera, plutellidae) por meio de iscas esterilizantes.

Processo: 05/58415-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Octavio Nakano
Beneficiário:Letícia Mika Tiba
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Diflubenzuron
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abamectin | Diflubenzuron | Lufenuron | Pyriproxyfen | Quimioesterilizacao | Traca Das Cruciferas

Resumo

A Plutella xylostelia (L., 1758) (Lepidoptera, Plutellidae), conhecida popularmente como traça-das-crucíferas, é uma importante praga da cultura das crucíferas e do repolho no Brasil. Seu controle normalmente é realizado com aplicações freqüentes de inseticidas convencionais, porém o controle em alguns casos é ineficiente, além dos problemas ambientais, econômicos e de resistência de insetos que podem causar. A quimioesterilização apresenta-se como uma alternativa para o manejo desta praga, utilizando inseticidas modernos que atuam na fisiologia dos insetos. O presente trabalho será realizado no Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, e tem como objetivo estudar o emprego de alguns inseticidas com propriedades esterilizantes sobre a fase adulta da Plutella xylostelia e determinar as doses adequadas que atuarão sobre a reprodução dos adultos. Os produtos serão fornecidos às mariposas em forma de iscas, solução do produto + mel 10%. Os inseticidas utilizados serão lufenuron (Macth), abamectin (Vertimec 18 CE), pyriproxyfen (Cordial 100 CE) e diflubenzuron (Dimilin). Será avaliada a longevidade dos indivíduos, o efeito da contaminação de machos e fêmeas isoladamente, o número de posturas, o número de ovos colocados e o número de larvas eclodidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TIBA, Letícia Mika. Efeito de alguns inseticidas sobre a mariposa Plutella xylostella (L., 1758) (Lepidoptera, Plutellidae) por meio de iscas esterilizantes.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.