Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e controle da disseminação de staphylococcus aureus resistente a oxalina na enfermaria de dermatologia do Hospital das Clínicas

Processo: 05/57514-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Anna Sara Shafferman Levin
Beneficiário:Renata Lima Pacheco
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Staphylococcus aureus   Tipagem molecular   Resistência a meticilina

Resumo

Staphylococcus aureus é considerado um dos principais agentes causadores de infecções adquiridas tanto na comunidade como em ambiente hospitalar. Na última década, ocorreu um aumento da proporção de infecções causadas por Staphylococcus aureus resistentes a meticilina/oxacilina (MRSA/ORSA), tanto no ambiente hospitalar como em infecções comunitárias. Pacientes infectados ou colonizados por MRSA são importantes reservatórios e fontes de disseminação deste microorganismo para outros pacientes. Muitas vezes a propagação do MRSA ocorre de paciente para paciente, através das mãos transitoriamente colonizadas, ou pela manipulação de materiais contaminados dos profissionais da saúde durante o contato com os pacientes. Objetivos: Avaliação da transmissão hospitalar de MRSA, entre os pacientes da Enfermaria de Dermatologia do Hospital das Clínicas; caracterização dos isolados de Staphylococcus aureus presentes nessa unidade. Material e Métodos: O estudo será realizado na Enfermaria de Dermatologia do Hospital das Clinicas. Será realizada a detecção dos pacientes colonizados por MRSA, através de culturas de vigilância das narinas e, sempre que houver, das lesões de pele. Os isolados de MRSA serão confirmados através da detecção do gene mecA pela técnica de PCR e posteriormente submetidos a teste se susceptibilidade a antimicrobianos, determinação do tipo de SCCmec e análise do polimorfismo do DNA por eletroforese em campo pulsado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHECO, Renata Lima. Avaliação da disseminação de Staphylococcus aureus resistente a oxacilina em Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.