Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da função de sensibilidade ao contraste visual medida por potenciais visuais evocados de varredura em crianças nascidas a termo prematuras

Processo: 05/60064-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:André Gustavo Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Acuidade visual   Eletrofisiologia

Resumo

Medidas de sensibilidade ao contraste visual foram obtidas de crianças nascidas prematuras e a termo em várias idades durante o primeiro ano de vida pelo método dos potenciais visuais evocados de varredura. A análise estatística não apresentou diferenças entre os dois grupos de bebês. A Banca de Qualificação aprovou o projeto e sugeriu a transferência do aluno para Doutorado Direto, com a recomendação de aprimoramento nos seguintes itens: A) aumento do número de bebês nascidos prematuros e a termo em períodos importantes do desenvolvimento visual (4, 6 e 12 meses); B) Inclusão dos dados de acuidade visual que foram colhidos em todos os sujeitos como critério de inclusão, como um capítulo adicional da tese, com tratamento estatístico e análise interpretativa mais aprofundada. "Além"disto foi solicitada também a elaboração, de um capítulo sobre acuidade visual na introdução, a descrição metodológica do teste de acuidade, e uma discussão mais elaborada sobre o assunto; C) Inclusão de análises de desenvolvimento individuais dos bebês que foram avaliados em 4 ou mais idades distintas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, André Gustavo Fernandes de. Desenvolvimento das funções de acuidade visual e sensibilidade ao contraste visual medidas por potenciais visuais provocados de varredura em crianças nascidas a termo e prematuras. 2007. 121 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.