Busca avançada
Ano de início
Entree

Enzimas envolvidas na biossintese de glicosaminoglicanos sulfatados: identificacao, caracterizacao e aspectos filogeneticos.

Processo: 05/57938-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Helena Bonciani Nader
Beneficiário:Tarsis Gesteira Ferreira
Instituição-sede: Instituto Nacional de Farmacologia (INFAR). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Achatina fulica   Heparitina sulfato   Glicosaminoglicanos   Biossíntese

Resumo

Os glicosaminoglicanos são polissacarídeos complexos, compostos de resíduos repetitivos e alternados de glucosamina e ácido urônico, alguns dos quais sulfatados. A presença destes resíduos modificados são críticos na síntese desses polímeros, sendo responsáveis pela sua atividade biológica. As enzimas 2-O-iduronosil-sulfotransferase, C5 - Epimerase e N-deacetilase/ N-sulfotransferase estão localizadas no Complexo de Golgi, e envolvidas na síntese de heparam sulfato e heparina. Estes glicosaminoglicanos possuem semelhanças estruturais, porém apresentam localização e funções distintas. Estas enzimas, já foram clonadas em diversas espécies animais, (de vertebrados a insetos), possuem conservação estrutural e no sítio catalítico. O presente projeto visa investigar a participação dessas enzimas na síntese de um polissacarídeo que possui uma estrutura totalmente atípica, intermediária entre heparam sulfato e heparina. Sua estrutura constitui-se de dissacarídeos repetitivos de N-acetilglucosamina- (1-4)-ácido-L-idurônico-2-sulfato, e foi denominado Acaram sulfato pelo fato de ser sintetizado em grande quantidade no molusco Achatina fulica, uma lesma gigante da África. Para a clonagem, primers degenerados serão confeccionados para as três enzimas já clonadas e disponíveis no GeneBank, baseando-se na conservação da enzima em questão, nas diversas espécies clonadas. (AU)