Bolsa 05/57896-0 - Indústria têxtil, Trabalho informal - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Trabalho informal e redes de subcontratação: trabalho, família e cidade em um distrito periférico de São Paulo

Processo: 05/57896-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Vera da Silva Telles
Beneficiário:Carlos Freire da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria têxtil   Trabalho informal   Reestruturação produtiva   Espaço urbano   Periferia   Redes sociais (grupos sociais)   Bolivianos   Imigrantes   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confeccoes | Migracao Clandestina | Redes Sociais | Reestruturacao Produtiva | Territorios | Trabalho Informal

Resumo

O objetivo da pesquisa é discutir as redes de subcontratação e trabalho informal no circuito das confecções em São Paulo a partir de uma região periférica da zona leste da cidade (Guaianazes). Trata-se de averiguar as relações entre trabalho e o espaço urbano no qual essas confecções vêm se instalando, o que remete à história e dinâmica urbanas dessa região. O material da pesquisa será trajetórias sociais e urbanas de pessoas ligadas ao setor, recompostas com entrevistas gravadas e não diretivas, e acompanhadas por pesquisa de campo. Em uma pesquisa anterior, foi possível verificar que, nessa região, as pequenas confecções e o trabalho a domicílio vêm se multiplicando nos últimos anos. O processo de reestruturação produtiva pelo qual passou a indústria têxtil e de vestuário no correr da década de 1990, parece estar provocando impactos importantes nas regiões mais distantes da zona leste pelas vias de redes de subcontratação que fazem multiplicar as chamadas oficinas de fundo de quintal e o trabalho a domicílio. Tradicional atividade feminina, onde se mobiliza as famílias e a parentela, bem como as redes sociais pelas quais circulam as encomendas. Por outro lado, e mais recentemente, esse circuito vem mobilizando os fluxos da migração clandestina dos bolivianos que já podem ser encontrados nos locais mais distantes da periferia leste. Muitas vezes agenciados pelos coreanos, foi possível encontrar oficinas nas quais os bolivianos moram e trabalham em condições muito precárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Carlos Freire da. Trabalho informal e redes de subcontratação: dinâmicas urbanas da indústria de confecções em São Paulo. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.