Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das condições obstétricas ao nascimento sobre padrões de vitalidade e bioquímica na espécie canina

Processo: 05/57301-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Camila Infantosi Vannucchi
Beneficiário:Cristina de Fátima Lúcio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distocia   Hidrocortisona   Ocitocina   Hemogasometria   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Cortisol | Distocia | Hemogasometria | Neonato | Ocitocina

Resumo

Em Medicina Veterinária os avanços em Neonatologia são escassos quando comparados com a Medicina Humana. Dentre as possíveis causas para esta situação atual destacam-se as particularidades fisiológicas deste período. Os objetivos do presente estudo serão: padronizar os valores normais de alguns parâmetros metabólicos de neonatos nascidos de partos eutócicos, verificar os efeitos da administração de ocitocina em distocias maternas sob parâmetros neonatais e maternos, identificar eventuais alterações metabólicas dos neonatos nascidos em diferentes condições obstétricas e mensurar os níveis de cortisol materno e neonatal para verificar a influência de diferentes situações obstétricas. Trinta fêmeas caninas serão separadas em 3 grupos, de acordo com as condições obstétricas avaliadas (eutocia, distocia corrigida com manobras obstétricas ou cesariana, e submetidas à indução, de contrações uterinas com ocitocina). Os neonatos serão avaliados por meio do sistema Apgar e temperatura corpórea ao nascimento, 5 minutos e 1 hora após o nascimento, bem como por avaliação hemogasamétrica, dosagem de cortisol e glicemia ao nascimento e após 1 hora. Nas parturientes será realizado controle de pressão arterial e monitorização cardíaca durante todo o período intra-parto, além de glicemia,e dosagem de cortisol neste mesmo período, e após 1 hora do parto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIO, CRISTINA FATIMA; GARCIA SILVA, LIEGE CRISTINA; VANNUCCHI, CAMILA INFANTOSI. Haematological and biochemical analysis of healthy neonatal puppies during the immediate foetal-to-neonatal transition. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 54, n. 10, . (06/50485-7, 05/57301-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LÚCIO, Cristina de Fátima. Influência das condições obstétricas ao nascimento sobre padrões de vitalidade e bioquímica neonatal na espécie canina. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.