Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do sistema dopaminérgico do sono paradoxal

Processo: 05/57966-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Ligia Assumpção Papale
Instituição-sede: Departamento de Psicobiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Manifestações neurocomportamentais   Sono   Comportamento   Privação de sono   Sono REM   Dopamina   Microdiálise

Resumo

A metodologia de privação de sono tem sido amplamente utilizada como instrumento para estudar as funções do sono, bem como os mecanismos envolvidos em diversos comportamentos. Desde os estudos iniciais em que se demonstrou aumento do comportamento estereotipado e agressividade induzida por apomorfina em ratos submetidos a privação e sono paradoxal (PSP) (Tufik et al., 1978), nosso grupo vem realizando estudos que indicam a relevância do sistema dopaminérgico nas alterações produzidas pela PSP. Assim, o objetivo do presente projeto será investigar a participação do sistema dopaminérgico no sono paradoxal em ratos. Para tanto, será avaliado se a PSP e o rebote alteram a estereotipia induzida pela apomorfina e a atividade motora dos animais durante a exposição ao campo aberto. Além disso, será realizado o registro do padrão eletracorticográfico (ECoG) de -diferentes áreas subcorticais (caudado-putâmen e núcleo accumbens) nos animais para investigar as alterações da arquitetura de sono produzidas pela PSP e rebote. A técnica de microdiálise associada ao registro ECoG possibilitará a quantificação das concentrações de dopamina tanto no caudado-putâmen como no núcleo accumbens durante a vigília, sono de ondas lentas e sono paradoxal em condições basais, PSP e rebote. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARENGA‚ T.A.F.; ANDERSEN‚ M.L.; PAPALE‚ L.A.; TUFIK‚ S. Effects of long-term food restriction on genital reflexes in paradoxically sleep-deprived male rats. Brain Research, v. 1115, n. 1, p. 148-154, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.