Busca avançada
Ano de início
Entree

Histórias de vida com transtornos alimentares: gênero, corporalidade e a constituição de si

Processo: 05/58696-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Heloísa André Pontes
Beneficiário:Daniela Ferreira Araújo Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anorexia   Bulimia   Antropologia

Resumo

Este projeto de pesquisa visa dar continuidade à investigação antropológica do fenômeno dos transtornos alimentares no contexto brasileiro, iniciada em minha pesquisa de mestrado. Inserindo o fenômeno no contexto contemporâneo, em que o corpo e a aparência corporal adquirem importância central, a pesquisa aqui proposta procura investigar detalhadamente a relação entre configurações de gênero e do embodiment em histórias de vida de pessoas que sofrem ou sofreram de transtorno alimentar. Essas histórias serão traçadas a partir de suas próprias narrativas a serem coletadas em encontros continuados e de entrevistas em profundidade, compreendendo um período de tempo relativamente amplo, para conferir profundidade diacrônica às histórias de vida. Assim, ao abordar os transtornos alimentares através da noção de embodiment, o presente projeto visa investigar os aspectos menos estudados da relação entre tais perturbações e padrões de gênero, pela forma como as características masculinas e femininas perpassam a produção dos corpos e incidem nas relações sociais, aprofundando e refinando a discussão da visão cada vez mais popular, em nossa sociedade, do corpo como matéria plástica, passível de ser moldado e adaptado a quaisquer convenções culturalmente estabelecidas e, por outro lado, capaz de burlar as restrições que lhe são impostas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Daniela Ferreira Araújo. Histórias de vida com transtornos alimentares : gêneros, corporalidade e a constituição de si. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.