Busca avançada
Ano de início
Entree

Museu salesiano na rede

Processo: 06/50462-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Paula Montero
Beneficiário:Aramis Luis Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Museus   Mediação cultural

Resumo

O foco deste projeto de doutorado está dirigido para as atividades desenvolvidas em tomo dos espaços musicológicos ligados à Congregação Salesiana, cujos acervos foram constituídos por peças recolhidas por religiosos católicos durante atividades missionários entre populações ameríndias situadas em território nacional. A intenção é etnografar, por meio de uma abordagem sistêmica, ações sociais associadas a tais instituições com o objetivo de explicitarmos redes de relações nas quais elas estão inseridas. Conseqüentemente, observar paisagens políticas que se reconfiguram quando diversos agentes sociais, organizados em nome de identidades, redesenham contemporaneamente as arenas nas quais embates sociais são travados. Tais espaços musicológicos são: o Centro de Pesquisa e Valorização da Cultura Bororó “Pe. Rodolfo Lunkenbein”, Meruri, Mato Grosso; Museu dos Povos da Floresta, Juína, também no Mato Grosso; o Museu Dom Bosco -Museu de História Natural, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e o Museu Missionário Etnológico Colle Bom Bosco, em Castel Nuovo, a 20 quilômetros de Turim, onde está localizada a sede da organização religiosa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Aramis Luis. Mapa de viagem de uma coleção etnográfica- a aldeia bororo nos museus salesianos e o museu salesiano na aldeia bororo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.