Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreensão de sentenças por crianças com Distúrbio Específico de Linguagem: reconhecimento de pistas morfossintáticas e da ordem de palavras

Processo: 06/50660-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Marina Leite Puglisi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Transtornos da linguagem   Compreensão   Português do Brasil   Sintaxe   Crianças

Resumo

As crianças com Distúrbio Especifico de Linguagem, embora caracterizem um grupo extremamente heterogêneo, apresentam dificuldades importantes em aprender o código lingüístico oral. Diversos pesquisadores têm estudado as habilidades de compreensão de linguagem de crianças com DEL a fim de sugerir as possíveis bases da patologia e de aprimorar as formas de classificação se seus subgrupos. Esses estudos, realizados em diversas línguas, ainda fornecem subsídios para compreender qual é a influência da língua nativa dos sujeitos na tipologia e na severidade das manifestações de linguagem. Em virtude da escassez de trabalhos com este enfoque, em crianças com DEL, no português brasileiro, os objetivos deste estudo serão analisar a compreensão de sentenças por crianças com DEL, a partir do reconhecimento de pistas morfossintáticas e da ordem de palavras no português brasileiro, e compará-la a performance obtida por crianças em desenvolvimento normal de linguagem nestas mesmas provas. Também será propósito deste estudo verificar a compreensão destas variáveis em diferentes níveis de complexidade sintática/ gramatical, a fim de se observar como estas crianças lidam com as mesmas informações lingüísticas em diferentes demandas de processamento. Além de fornecer dados de referência para uma avaliação mais detalhada acerca das habilidades gramaticais e sintáticas de crianças com DEL, a análise destas variáveis pode gerar recursos para uma intervenção terapêutica mais pontual e eficaz. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINA LEITE PUGLISI; DEBORA MARIA BEFI-LOPES. Impacto do distúrbio específico de linguagem e do tipo de escola nos diferentes subsistemas da linguagem. CoDAS, v. 28, n. 4, p. 388-394, Ago. 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PUGLISI, Marina Leite. Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com distúrbio específico de linguagem. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.