Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias reprodutivas e ecologia alimentar de serpentes aquáticas da tribo hydropsini (Colubridae, Xenodontinae)

Processo: 06/50279-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Rodrigo Roveri Scartozzoni
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Alimentação   História natural   Reprodução

Resumo

Reprodução e alimentação são aspectos da história natural ainda pouco estudados em serpentes neotropicais, sobretudo entre as serpentes aquáticas da tribo Hydropsini. Este projeto pretende caracterizar a ecologia alimentar e as estratégias reprodutivas dos Hydropsini, que inclui três gêneros de serpentes (Pseudoeryx, Hydrops e Helicops). Será utilizado exemplar de coleções científicas e animais vivos recebidos no Instituto Butantã para obtenção de dados morfológicos, reprodutivos e alimentares. A biologia reprodutiva será caracterizada em relação ao modo reprodutivo, tamanho de maturidade sexual, fecundidade, ciclo reprodutivo de machos e fêmeas e período de recrutamento de filhotes. Os hábitos alimentares serão caracterizados quanto ao tipo, tamanho e freqüência dos itens ingeridos. Pretende-se verificar a influência de fatores climáticos e ecológicos na época e extensão dos ciclos reprodutivos das espécies, bem como a relação entre modo reprodutivo, forma do corpo e fecundidade. A influência do uso do ambiente e forma do corpo na dieta das espécies também será analisada. Pretende-se comparar os dados obtidos com informações disponíveis na literatura para outras cobras d'água de clados distintos e outras linhagens de Xenodontinae. Além disso, os caracteres da biologia reprodutiva e alimentar dos Hydropsini serão otimizados em hipótese filogenética disponível para verificar sua evolução no grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAZ, HENRIQUE B.; SCARTOZZONI, RODRIGO R.; ALMEIDA-SANTOS, SELMA M. Reproductive modes of the South American water snakes: A study system for the evolution of viviparity in squamate reptiles. ZOOLOGISCHER ANZEIGER, v. 263, p. 33-44, 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.