Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um modelo de asma experimental em cultura de celulas epiteliais de traqueia de camundongos in vitro: efeitos do oxido nitrico na motilidade ciliare e na producao de muco.

Processo: 06/50361-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Milton de Arruda Martins
Beneficiário:Alessandra Choqueta de Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Mucosa respiratória   Óxido nítrico

Resumo

Na asma, o epitélio é lesado de forma importante e as conseqüências funcionais que essas alterações podem acarretar são diversas. Considera-se o epitélio brônquico não só o alvo da inflamação crônica, mas também, como um participante ativo nos processos fisiopatológicos que levariam ao desenvolvimento e perpetuação da doença. O desenvolvimento de técnicas de rotina para isolamento e manutenção de células de via aérea respiratória diferenciadas promove um significante avanço nas pesquisassem fisiologia do epitélio respiratório e no estudo de doenças pulmonares. A manipulação de cultura de células permite examinar os mecanismos de diferenciação epitelial e a resposta deste epitélio a vários insultos. A liberação de mediadores inflamatórios na asma, como citocinas, TNF-, IL-1 e IFN- levam a produção de óxido nítrico pela enzima iNOS, e estudos experimentais sugerem uma função reguladora do óxido nítrico na produção de muco e no movimento ciliar das células do trato respiratório. Este estudo propõe avaliar a manutenção do fenótipo de camundongos selvagens ou "knockout" para a enzima iNOS em um modelo de asma experimental em cultura de células epiteliais e o papel do óxido nítrico sobre funções específicas de células mucosas e ciliadas, como produção de muco pelas células secretoras, mobilidade ciliar, crescimento, diferenciação, produção de mediadores da inflamação e morte celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLEDO, Alessandra Choqueta de. Efeitos do treinameno físico aeróbico sobre a lesão pulmonar induzida por exposição à fumaça de cigarro em camundongos C57BI6. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.