Busca avançada
Ano de início
Entree

Trabalho e discriminação: inserção e ascensão de trabalhadores negros em hotéis de Havana (Cuba) no período 1990-2004

Processo: 05/59299-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Luis Fernando Ayerbe
Beneficiário:Wanderlei Clarindo da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cuba   Desigualdades   Discriminação racial   Mercado de trabalho   Negros   Preconceito

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre o acesso e ascensão da população negra nos postos de trabalho no contexto da atual economia cubana e perceber como se manifestam as desigualdades causadas pelo preconceito racial. Esse tema emergiu com as discussões realizadas nas últimas décadas em torno da temática racial, especificamente na procura de soluções para o problema que atinge de sobremaneira o segmento negro de sociedades multitécnicas como a cubana. Em Cuba, após o advento da Revolução de 1959, o preconceito e a discriminação baseados em fatores raciais passaram a ser considerados como alheios à nova realidade social. Nesse sentido, a Revolução passou a ser considerada como o marco que eliminou todas as diferenças de oportunidades até então existentes para negros e brancos nos vários setores da esfera social. Mas, no contexto de crises econômicas posteriores à queda dos países do campo socialista no leste europeu, as desigualdades de oportunidades para os dois segmentos da população na disputa por um lugar nos setores mais dinâmicos da economia tem ressurgido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Wanderlei Clarindo da. Trabalho e discriminação : inserção e ascensão de trabalhadores negros em hotéis de Havana (Cuba) no período 1990-2008. 2009. 185 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.