Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento da dimensao "tempo" em operacoes de atualizacao e busca por similaridade em metodos de acesso metrico.

Processo: 05/02760-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Caetano Traina Junior
Beneficiário:Renato Bueno
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Espaços métricos   Bases de dados

Resumo

Os operadores convencionais para comparação de dados por igualdade e por relação de ordem total não são adequados para o gerenciamento de dados complexos, como por exemplo os dados multimídia (imagens, áudio, textos longos), séries temporais, sequências genéticas, etc. Para comparar dados desses tipos, o grau de similaridade entre suas instâncias é em geral o fator mais importante, sendo portanto indicado que operações de consulta e recuperação sejam realizadas utilizando os chamados operadores por similaridade. Dados complexos podem ser representados em domínios métricos, para os quais diversos métodos de indexação vêm sendo desenvolvidos, chamados Métodos de Acesso Métricos (MAM). No entanto, os MAM existentes consideram que cada elemento de dado representa um objeto imutável no tempo. De fato, nenhum MAM até agora publicado tem descrita sequer a operação de remoção de dados, as quais são realizadas apenas restringindo-se a marcar o dado como removido, sem efetivamente removê-lo da árvore. Essa solução resolve bem os casos em que existem poucas remoções, mas ela não é adequada quando ocorrem altas taxas de atualização da estrutura, pois os dados antigos continuam sendo usados internamente nas operações de consulta, para o roteamento de acesso aos nós da estrutura. Os MAM existentes também não dispôem de suporte para a manutenção da história de evolução de um objeto ou a possibilidade de previsão de estados futuros. Assim, este trabalho pretende abordar a inclusão do conceito de evolução temporal de dados em espaços métricos armazenados em MAM, incluindo as operações de remoção, evolução histórica passada e predição de estados futuros dos objetos, além da operação de criação de novos objetos já existente nos MAM dinâmicos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUENO, Renato. Tratamento de tempo e dinamicidade em dados representados em espaços métricos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.